Se sua dúvida não estiver contemplada abaixo, mande uma mensagem em nossa página de Contato.
Se sua dúvida não estiver contemplada abaixo, mande uma mensagem em nossa página de Contato.
A língua francesa é um dos idiomas mais falados do mundo, estando presente em todos os continentes. Nos lugares onde menos se espera a presença francófona, podemos encontrar curiosamente um "bonjour" por aqui, um "croissant" por lá! Seja na Guiana, na Suíça, Canadá, Congo, Líbano, e por aí vai.
Outro fator que impulsiona o francês no mundo é justamente sua influência nas artes, estudos e trabalho. Quando falamos da influência cultural que os países francófonos trouxeram ao mundo, ou mesmo quando pensamos em fazer um intercâmbio, vários são os países onde a importância de se falar francês é constatada.
Atualmente no Brasil, existem centenas de empresas de origem francesa, por exemplo, elevando as chances daqueles que possuem ao menos um nível básico no idioma de conseguirem o trabalho.
Culturalmente, também podemos ver como a música, história, cinema e pintura francófonas nos influenciaram também no Brasil. Quando falamos do Iluminismo, da Revolução francesa, de Tintin, de Astérix, de Joana d'Arc... de tudo isso há um pouco de francês no interior. Uma língua que vale a pena ser aprendida e cujo aprendizado pode ser tão legal quanto :)
Inicialmente, é bom sabermos que vários são os critérios essenciais para a escolha de um professor, tais como:
Formação: possuo formação pela Universidade de São Paulo em Letras (Português e Francês), tendo cursado não apenas o bacharelado, mas igualmente a licenciatura, pela Faculdade de Educação. Pude, ao longo da Universidade, realizar projeto de iniciação científica com foco em canção francesa, bem como ter sido selecionado para etapa internacional. Durante o período universitário, também realizei parte de minha formação na Université Sorbonne IV, localizada na cidade de Paris, na França, me aprimorando em linguística, didática e história da língua francesa.
Experiência profissional: com anos de experiência no ensino de língua estrangeira, trabalhei tanto em centros de língua mais tradicionais, até em escolas especializadas apenas no ensino da língua francesa. Tive vasto contato com equipe multidisciplinar, mas igualmente estrangeira, podendo trabalhar não apenas com excelentes professores brasileiros, mas também com franceses e quebequenses, por exemplo. Habituado aos espaços de formação, trabalhei tanto em salas presenciais quanto a distância, podendo desenvolver em ambos os espaços o melhor de minha didática, mas também aprender imensamente com os desafios que qualquer forma ou local de ensino nos impõe.
Respeito e identidade: talvez o ponto que seja mais crucial num primeiro olhar, num primeiro momento de aula, é justamente a relação, a conexão que se constrói entre professor e aluno(a). Dar aula nunca é apenas uma passagem de informações, mas uma relação de interação que deve ter o respeito como base. Respeito não apenas no sentido de "merci" e "bonjour", mas principalmente no que se refere a como o professor mobiliza e vê o ritmo de seus alunos. Respeitar e compreender o ritmo do aluno é fundamental para que ele se desenvolva de maneira saudável em língua francesa. Respeito à identidade de cada aluno, de como ele se vê, se porta e observa o mundo a sua volta. Todos esses fatores pessoais compõem parte fundamental para o avanço nos estudos :)
A questão da fluência é um grande mistério até mesmo para os professores. Visto que cada aluno tem seu ritmo, formação e objetivos, é impossível afirmarmos em quanto tempo exato cada aluno poderá se dizer "fluente" em francês. Algo também importante para se avaliar esse tempo até à fluência é justamente os conhecimentos que o aluno já possui anteriores ao aprendizado da língua francesa, suas facilidades, suas maneiras de estudar, sua forma de ver o estudo, seu tempo de estudo e, principalmente, sua motivação - aspecto que trabalho desde a primeira aula.
Atualmente, O PROF DE FRANCÊS oferece apenas aulas individuais ou em duos. Além disso, há também formações específicas como preparatórios para exames oficiais (como DELF ou TCF) e para entrevistas de emprego em língua francesa.
Os valores de cada modalidade de curso são diferentes, há de se ver o tempo de estudos, o número de estudantes, bem como o foco das aulas. Você pode consultar a proposta atualizada e mais informações entrando em contato diretamente comigo.
Sim, atualmente há preparatórios para DELF, DALF, TCF, TEF e TCF Canada.